top of page

NOTA DE IMPRENSA

 

O Conservatório de Música de Braga aposta na internacionalização e visita instituição de excelência em Inglaterra

 

A Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian participou, entre os dias 14 a 21 de abril, em mais uma atividade do Projeto Erasmus+ intitulado “The Different Colours of Music”. Este projeto integra um conjunto de oito equipas parceiras da Grécia, Polónia, Itália, França, Inglaterra e Portugal, onde se inclui também a participação do Agrupamento de Escolas de Maximinos.

 Esta iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização educativa do Conservatório em projetos europeus, que começou a dar os primeiros passos este ano letivo, promovendo a formação de professores e a aprendizagem de alunos no contexto educativo da União Europeia. Depois de alunos e professores visitarem, meses antes, instituições na Grécia e na Polónia, puderam agora contactar com o sistema educativo inglês.

Cumprindo os objetivos do projeto, os professores e alunos selecionados do 10º ano de escolaridade puderam observar o quotidiano da escola “Denbigh Primary School”, na localidade de Luton, a 51 km a norte de Londres, e participaram em workshops relacionados com o tema da música, socializaram com as demais equipas intervenientes bem como com a diversidade cultural própria da escola.

A instituição visitada é considerada um centro de excelência no panorama educativo da Inglaterra. Distingue-se pela implementação de uma metodologia de educação pela arte. Com um público alvo de maior proveniência do Sudoeste Asiático, a escola é agregadora de multiculturalidade, com diferentes credos, religiões e idiossincrasias culturais. Na “Denbigh Primary School”, os alunos e os professores vivenciam uma escola multicultural onde tudo funciona com exímia disciplina e respeito pelo espaço de todos. Corredores cheios de cor, preenchidos pelos trabalhos dos alunos que resultam da abordagem artística do conhecer através da arte estão por toda a parte. A calma e a ordem são a normalidade.

Para além dos trabalhos realizados na escola, foram proporcionadas duas visitas às cidades de Londres e Cambridge onde professores e alunos tiveram oportunidade de contactar com ex-alunos do Conservatório que escolheram a Inglaterra para completar a sua formação e a sua carreira artística, destacando-se também uma visita à Guildhall School of Music and Drama, em Londres, onde estudam alguns destes ex-alunos.

 

Tanto professores como alunos que já tiveram a oportunidade de participar no programa Erasmus+, co-financiado pela União Europeia, dizem ser uma experiência única e muito válida para a aprendizagem cooperativa e multicultural. Assim, o Conservatório tem em candidatura, para os próximos anos letivos, oito projetos que abordam temas como o desporto, a história e património, a cidadania, a promoção da saúde, e a música na vertente instrumental.

WhatsApp Image 2017-10-12 at 08.55.34 (1
bottom of page