The Different Colours of Music
Erasmus Plus Project N. 2017-1-IT02-KA201-036699
Music for Everyone, Music with Everyone
“The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents which reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein”
NOTA DE IMPRENSA
O Conservatório de Música de Braga aposta na internacionalização e visita instituição de excelência em Inglaterra
A Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian participou, entre os dias 14 a 21 de abril, em mais uma atividade do Projeto Erasmus+ intitulado “The Different Colours of Music”. Este projeto integra um conjunto de oito equipas parceiras da Grécia, Polónia, Itália, França, Inglaterra e Portugal, onde se inclui também a participação do Agrupamento de Escolas de Maximinos.
Esta iniciativa faz parte da estratégia de internacionalização educativa do Conservatório em projetos europeus, que começou a dar os primeiros passos este ano letivo, promovendo a formação de professores e a aprendizagem de alunos no contexto educativo da União Europeia. Depois de alunos e professores visitarem, meses antes, instituições na Grécia e na Polónia, puderam agora contactar com o sistema educativo inglês.
Cumprindo os objetivos do projeto, os professores e alunos selecionados do 10º ano de escolaridade puderam observar o quotidiano da escola “Denbigh Primary School”, na localidade de Luton, a 51 km a norte de Londres, e participaram em workshops relacionados com o tema da música, socializaram com as demais equipas intervenientes bem como com a diversidade cultural própria da escola.
A instituição visitada é considerada um centro de excelência no panorama educativo da Inglaterra. Distingue-se pela implementação de uma metodologia de educação pela arte. Com um público alvo de maior proveniência do Sudoeste Asiático, a escola é agregadora de multiculturalidade, com diferentes credos, religiões e idiossincrasias culturais. Na “Denbigh Primary School”, os alunos e os professores vivenciam uma escola multicultural onde tudo funciona com exímia disciplina e respeito pelo espaço de todos. Corredores cheios de cor, preenchidos pelos trabalhos dos alunos que resultam da abordagem artística do conhecer através da arte estão por toda a parte. A calma e a ordem são a normalidade.
Para além dos trabalhos realizados na escola, foram proporcionadas duas visitas às cidades de Londres e Cambridge onde professores e alunos tiveram oportunidade de contactar com ex-alunos do Conservatório que escolheram a Inglaterra para completar a sua formação e a sua carreira artística, destacando-se também uma visita à Guildhall School of Music and Drama, em Londres, onde estudam alguns destes ex-alunos.
Tanto professores como alunos que já tiveram a oportunidade de participar no programa Erasmus+, co-financiado pela União Europeia, dizem ser uma experiência única e muito válida para a aprendizagem cooperativa e multicultural. Assim, o Conservatório tem em candidatura, para os próximos anos letivos, oito projetos que abordam temas como o desporto, a história e património, a cidadania, a promoção da saúde, e a música na vertente instrumental.